SAMSUNG – Galaxy S4 de 16GB na verdade tem 8GB e a Samsung indica a compra de cartão MicroSD para mais espaço

Por Clayton Magrin na categoria Samsung
O Galaxy S4 da Samsung tem atraído críticas dos fãs de telefone ao descobrir que a versão de 16GB do smartphone de 5 polegadas, na verdade, só tem 8GB de memória útil. A Samsung defendeu seu principal aparelho, dizendo que você está recebendo mais recursos e um display maior em troca.

Quase a metade do espaço de armazenamento do Galaxy S4 é tomada com o sistema operacional do telefone e apps, limitando a quantidade de dados que você pode armazenar no seu smartphone de R$2.499.

A Samsung diz que “o modelo de 16GB do Galaxy S4, tem cerca de 6.85GB ocupado pelo sistema, isso é 1GB maior do que o Galaxy S3, a fim de fornecer um display de alta resolução e recursos mais poderosos para os nossos consumidores”.

Eu não tenho certeza de como a tela de 5 polegadas com resolução 1080p do Galaxy S4 iria impactar de armazenamento, mas a declaração continua, e a fabricante finaliza dizendo que “para oferecer a melhor experiência móvel para os nossos usuários, a Samsung dispõe de um slot microSD no Galaxy S4 para a extensão da memória.”

Ao contrário do HTC One e iPhone 5, o Galaxy S4 tem um slot para cartão microSD, para expandir a quantidade de armazenamento à disposição. O que você pode não saber, é que a Samsung não permite que você instale aplicativos no cartão SD, e esse é o grande problema.

Limites do Micro SD

Você pode comprar espaço extra para fotos e vídeos, mas precisa ficar atento sobre quantos aplicativos ou jogos vai instalar no seu aparelho. Jogos de ponta como, por exemplo, Real Racing 3, pede pelo menos 1,2 GB de espaço livre em seu telefone, por isso é fácil ver como os 8GB do Galaxy S4 pode ficar cheio rapidamente com poucos jogos.

Galaxy S4 de 16GB ou 8GB?

O problema é que a Samsung vende o seu aparelho como um telefone de 16GB, quando na verdade é somente 8GB! Dessa forma é simples, o preço deveria ser menor. Se você compra um telefone de 16 GB, ele deve ter 16 GB disponíveis para o usuário.

Provavelmente teremos alguns apps exclusivos para o Galaxy S4 que possam mover os games para o MicroSD, porém será necessário fazer root e isso inviabiliza o processo para aqueles que tenham receio quanto a garantia do aparelho.

O que você acha de armazenamento limitado do Galaxy S4? É errado a Samsung comercializar esta versão como um dispositivo de 16GB, quando na verdade tem 8GB de capacidade disponível para você?

UPDATE

A Samsung ouviu as reclamações dos consumidores e vai tomar providências sobre o assunto. Para mais informações veja o artigo abaixo:

SAMSUNG – Próxima atualização do Galaxy S4 pode aumentar espaço de armazenamento




  • Alex Rezende

    Na verdade eu acho um absurdo não podermos expandir nossos jogos e demais apps para o cartão sd externo. Não veria nenhum problema o s4 com 8 giga se pudéssemos fazer essa expansão. Nisso eu sinto muito saudades do Nokia com Symbian, onde vc podia escolher a onde instalar. Infelizmente isso deixa muito a desejar.

    • http://www.facebook.com/jeziel.monteiro.3 Jeziel Monteiro

      Mais isso eu já enfrento no meu S2, muito ruim mesmo, o jeito é fazer o que eu fiz (sd externo de padrão 10 32gb + root + gltosd) e transferir jogos pesados para sd externo, o que implica é que tem muito usuário que fica com receio de métodos alternativos

  • http://www.facebook.com/rodrigo.lopes.7186896 Rodrigo Lopes

    eu particularmente nao ligo muito, afinal farei root logo após comprar, mas é muita sacanagem a samsung liberar apenas 8gb e dizer para usar cartão sendo q ela nao libera a instalaçao dos “datas” no sd, acaba sendo inutil comprar um cartão de 64gb se vc nao tiver coragem de fazer root

  • http://www.facebook.com/arthgrafic Wilson Nunes Rodrigues

    Não vejo grande diferença em relação ao S3. No meu por exemplo tenho sempre 9/10gb de espaço livre!

  • Lucas F. Zurwellen

    O negócio é root e depois mover os dados para o sd e usar um emuladorzinho que resolve tudo!

  • Diego Mourão

    Vergonha total, meu note 2 tem 9GB disponivel, isso não serve nem para um terço dos meu games…
    A samsung deve liberar uma atualização liberando a instalação de apps e jogos para o cartão SD.

  • http://www.facebook.com/carlossozigan Cadu Sozigan

    É realmente, tem mto puco espaço disponível, comprei o meu S4 dia 27/04, e me surpreendi isso, por sorte tinha um cartão de 32gb no meu S3, contudo enquanto não sair o root pro S4 instalar diversos jogos (gameloft) será um tormento…

  • http://www.facebook.com/RonaldoRSMelo Ronaldo Melo

    Processo root, instalar Diretory Bing e GL2SP pronto, problema resolvido!

    • http://www.facebook.com/carlossozigan Cadu Sozigan

      sabe se já tem root pro S4 Ronaldo? abs

      • Jose de Andrade Carvalho Neto
        • Fernando Soares

          Estava verificando um pouco sobre o root para o S4, estão usando no que tem o processador (Qualcomm processor) mas penso que em breve lançarão para todos modelos.

          • Jose de Andrade Carvalho Neto

            Eu acredito que a maioria dos programadores vai querer programar para o 4G e não para 3G, daí o Qualcomm.

          • Fernando Soares

            Também penso nessa possibilidade irmão.

    • Fernando Soares

      Ronaldo esse processo do root já comprovou ele no S4?

  • Jose de Andrade Carvalho Neto

    Eu só acho ruim não poder escolher onde vai instalar os aplicativaos/jogos. Isso limita muito o aparelho.

  • http://www.facebook.com/rafael.morelli2 Rafael Morelli

    O problema é que o Brasileiro tem a chata mania de não reclamar de nada. Ou melhor, reclama, mas só em redes sociais, blogs e fóruns. Imagine se todos que comprarem o S4, fosse abrir uma ocorrência no procon, o que será que iria acontecer ? Mas enfim… Mas um dica eu deixo. http://www.xda-developers.com/

  • http://www.facebook.com/daiane.miguel.5 Daiane Miguel

    Já era de se esperar. Ainda bem que a Samsung ainda disponibiliza expansão. Quem compra Iphone 8gb não sabe a BOMBA que está comprando ou só vai utilizar pra fazer ligação, coisa que qualquer nokiazinho/samsung de R$ 99 faz muito melhor em sinal, consumo e agilidade. Primeiro filme full hd de 2 minutos já estoura o espaço livre.
    No S4, 8gb livre já dá pra começar sem fazer root porque até mesmo a quantidade de jogos acima de 1gb ainda é pequena, mas vai aumentar conforme forem lançando jogos full HD. Daí o root é indispensável, ou então já compra com 64gb.

  • http://www.facebook.com/paulo.campos.52 Paulo Campos

    pois realmente é um roubo tremenda e propaganda enganosa dizer que tem 16gb de espaço se nao tem isso disponivel. acho que samsung devia atualizar o sistema pra reajustar o espaço no dispositivo

  • http://www.facebook.com/paulo.campos.52 Paulo Campos

    estou em duvidas na compra se GT-i9500 Octa-core e 3G ou o GT-i9505 Quad-core suporte a 4G? que dizem?

    • Jose de Andrade Carvalho Neto

      até o final do ano eu vou de GT-i9505 Quad-core suporte a 4G com certeza!!!

  • George

    Boa tarde!!!Acabei de comprar um aparelho samsung galaxy S.
    Ele é um mp4 concorrente do IPOD.
    Na caixa a samsung especifica assim:
    samsung galaxy 8Gb (memoria de 8Gb), mais na real ele só vem com 4Gb
    isso é normal nos aparelhos da samsung?
    tenho que comprar um cartão Sd para meu aparelho ter os 8Gb que eles dizem?
    Que enganação!!!

  • Michael Barros

    Se o consumidor lesse o “código da defesa do consumidor”, a Samsung não iria brincar com o consumidor, pois 8 gb de diferença é muita mulecagem… minha namorada comprou esse S4, sendo que foi na própria loja da samsung e o vendedor ofereceu o de 16 gb, sendo que hora nenhuma ele falou soube a memória interna do aparelho, quando ela começou a mexer descobriu que o aparelho só possui 8.3 gb de espaço livre.kkkkkkkk bem feito eu falei que era muita grana pra gastar em um celular…. contudo a lei assegura.

    Seção II – Da Oferta

    Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

    I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

    II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

    III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.



Conheça a Politica de Comentários Smartzone