TUTORIAL – Como Salvar e Recuperar o IMEI do Samsung Galaxy S3

Por Clayton Magrin na categoria Tutoriais
Para quem gosta de trocar de roms toda hora, ter a preocupação com a integridade do IMEI é algo muito importante. Para quem não sabe é possível fazer o backup do IMEI do aparelho e isso é muito importante, ainda mais para quem faz muito flash e troca de ROM o tempo todo.

Entre trocas de ROMS poder ocorrer algum erro e o IMEI do seu aparelho ficar corrompido e o pior, NÃO reconhecer nenhum SIM CARD (CHIP de operadora). Esse backup pode salvar o seu aparelho da assistência técnica, se ele for importado esse processo é ainda mais importante.

Na assistência você tem que levar a Nota Fiscal e pedir pra restaurar, leva um tempo e o processo é burocrático como todos nós sabemos.

O que esse IMEI?

Antes de qualquer coisa, você sabe o que IMEI? O International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel é um número de identificação global e único para cada telefone celular, é como se fosse o CPF do aparelho.

Em caso de roubo do seu aparelho, ligue para a sua operadora, para que a mesma peça a inutilização do IMEI, assim quem estiver com o seu aparelho não poderá usá-lo como celular no Brasil.

Quando o aparelho é bloqueado pelo IMEI, fica apenas bloqueado no País, se for usado no exterior, funciona normalmente. Você pode saber qual é o seu IMEI digitando *#06# no teclado do telefone. Sabendo disso vamos ao procedimento de backup de IMEI. Antes de iniciar vale falar dos…

Problemas de IMEI nos Galaxy S3

A Samsung colocou nas primeiras versões do sistema Android do Galaxy S3, um formato da pasta EFS do aparelho (v1), que é onde fica as informações do IMEI do aparelho entre outros. Nas ultimas versões do sistema, essa pasta foi modificada (v2) e assim vem trazendo uma dor de cabeça para alguns usuários.

Muita gente tem esbarrado no problema da falha de ser serviço no aparelho, ou seja, o IMEI do aparelho está corrompido. E isso deve pela troca de roms com formatos de pasta EFS diferentes. Para entender melhor, recomendo o artigo abaixo que trato melhor esse assunto.

SAMSUNG – Atualização EMH5 muda formato na pasta EFS do Galaxy S3

Para evitar dor de cabeça, o melhor é ter esse backup do IMEI, pois se ocorrer esse problema você pode corrigir. Vale destacar que esse processo foi realizado com sucesso em meu aparelho, quando me deparei com esse problema. Agora sim, vamos o procedimento.

Arquivos Necessários

BAIXE AQUIEFS Professional – Esse programa vai fazer o backup do seu IMEI

BAIXE AQUIBusyBox – O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play

BAIXE AQUIKies – Baixe o programa da Samsung para instalar os drivers no PC

Requisitos para o Processo

Para realizar o backup do IMEI do seu Samsung Galaxy S3 um processo simples, mas é necessário exclusivamente de ter acesso ROOT. Com acesso ROOT você precisa instalar o aplicativo BusyBox para realizar o procedimento deste tutorial.

Esse é o mesmo procedimento efetuado para o Backup de IMEI do Galaxy S4 e assim temos esse tutorial exclusivo para o Galaxy S3 para melhor organização.

Esse procedimento necessita do aparelho com Acesso ROOT para que o aplicativo Busy Box trabalhe com sucesso quando for necessário. Vale destacar que aparelhos que já tenham o problema, esse procedimento não vai ajudar.

O procedimento aqui discutido é muito simples e rápido. Se ocorrer algum dano ao seu aparelho causado por você não serei responsável. Apesar de fácil, faça com cuidado e por sua conta em risco

Procedimentos

Após realizar o passos para ter acesso ROOT e depois instalar o aplicativo BosyBox no seu Galaxy S3, é hora de iniciar o procedimento de backup de IMEI. Se for necessário, clique nas imagens para ampliar.

1 – Ativando o Modo Depuração

É necessário ativar o Modo Depuração em seu aparelho. Para ativar siga em: Configurações > Mais > Opção de Desenvolvedor > Marque a opção Depuração USB. Se o seu aparelho não tiver a Opção de Desenvolvedor, veja como ativar nesse artigo.

2 – Busybox

Abra o aplicativo BusyBox no seu aparelho e permita o acesso root. Espere o aplicativo carregar os arquivos e depois selecione a opção de escolher a versão a ser usada no seu aparelho, dessa forma escolha a BusyBox 1.20.2 em “wWill be installed to“, e abaixo clique em “Install” e depois “Normal Install

3 – Usando o programa EFS Professional

Conecte o seu Galaxy S3 ao computador e depois abra o programa EFS Professional pela pasta que você extraiu. Ao abrir o programa o Galaxy S3 vai perguntar se você permite a depuração USB pelo o seu PC. Marque a opção de “Sempre permitir…” e clique em OK. O programa vai se conectar ao seu aparelho.

4 – Realizando o Backup

Após o programa EFS se conectar ao seu Galaxy S3, clique na aba com nome de “Backup“. Depois você vai escolher a opção “Device Filter” e depois escolha “All Partitions“.

O programa vai apontar os arquivos para o Backup e assim você deve selecionar o ponto que tem a informação da pasta “EFS” e clicar em “Backup“.

Aguarde o fim do processo e você vai ter o seu IMEI guardado na memoria do seu aparelho e no seu PC, dentro da pasta do programa EFS.

5 – Realizando a Restauração

Se um dia for necessário realizar o procedimento de restaurar o seu IMEI, você não vai ter nenhuma dificuldade. Você vai realizar os passos já citados para conectar o aparelho e dessa vez vai escolher a aba chamada “Restore“. Nela você vai escolher o seu Backup de IMEI na opção “select backup archive restore“, e depois clicar em “Restore“.

Procedimento em Vídeo

O procedimento de backup é simples e para ajudar no processo, temos esse vídeo abaixo mostrando todos os passos do procedimento de backup e restauração do IMEI, deixando assim esse artigo mais completo.

No vídeo abaixo, você vai notar que foi realizado com base no Samsung Galaxy S4, mas será útil para você ter uma noção de como fazer o processo, mudando na parte que é necessário.

Todo o processo foi bem detalhado para se tornar mais simples de ser realizado, mesmo assim se houver duvidas não hesite em perguntar para que possa ajudar em quaisquer dificuldades.

Valeu





  • Dener Knobeloch

    ótimo post , parabéns pessoal do Smartzone ! , sou usuário do S4 , mas todos os posts são bem feitos e com os devidos caprichos , parabéns continuem assim :)

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Obrigado Dener! Por sinal, já fez o Backup do IMEI do Galaxy S4? Se não, mada ver. Valeu

      • Ayron Raphael

        meu xapa, meu ate que restaura mais quando vou olhar as pasta EFS ta vazia da mesma forma, e sempre sem area ! se poder ajuda ai! (Y)

  • http://arthgrafics.webnode.pt/ Arthgrafic

    Pessoal;

    Estou aqui para pedir a vossa ajuda pela primeira vez.

    O meus serviços de armazenamento online quase todos lotados. Já está ficando difícil disponibilizar alguma ROM para vocês.

    No entanto, quem quiser me ajudar a ganhar mais armazenamento é só resgistar no Copy através do link que está no final.

    Estarão me ajudando com 5gb para mim e 20gb para vocês.

    É preciso fazer os três passos:
    Registar
    Confirmar o email

    Instalar a App (no PC ou no telemóvel)

    Depois se não quiserem usar o serviço podem desinstalar. A aplicação é segura,
    mas sugiro que todos usem este serviço principalmente para guardar os
    vossos backups

    Copy: https://copy.com?r=aTMEZy

    Obrigado;

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Acabei de fazer o cadastro, espero que você ganhe mais espaço em sua conta. Valeu!

  • agenor2013

    boa tarde quando faco backup selecionando todos os itens em refresh list ai quando vai fazer backup da “MD5 Checksums do not match!”
    o que pode ser obrigado

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Veja bem o artigo, na parte do Backup você tem que escolher o EFS (amplie a imagem). Você até pode escolher outros, porém vai ter alguma das opções que são muito grandes e não vai ser possível salvar.

      • agenor2013

        boa noite clayton,recentemente tive que mandar meu S3 p garantia pois trocaram a placa devido um eero meu da pasta efs,eu posso reinstalar a firmware I9300UBEMH5 para tirar root obrigado

        • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

          Depois que tiver com o seu backup, tudo fica mais calmo. Faça o backup e depois pode sim passar para qualquer outra ROM.

  • VCTGomes

    E quando eu perco o IMEI e não tenho backup?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Ai o processo é de tentar recuperar o IMEI. Uma dica é tentar reinstalar uma ROM usando o programa KIES da Samsung, pode dar certo em alguns casos.

      • Felipe Silva

        Como se instala rom pelo kies?

      • Gabriel Spindulas Ferreira

        Eu fiz o back-up do imei só que não consigo restaurar! faço todo o processo de restauração ele funfa, só que depois vou no celular e ele não registra na rede ! tenho um galaxy s3! como faço pra reinstalar uma rom usando kies ?

  • Guilherme Perriraz Moreira

    Olá Clayton.

    Quando executo o backup, está dando erro no EFS Prof.

    Checking device connection… Device is connected!
    Checking for block device: ‘/dev/block/mmcblk0′… Okay.
    Extracting PIT from device for mapping… Skipped, already exists.
    Checking backup folder location… Okay.
    Backing up selected partition(s)…
    EFS – read: /dev/block/mmcblk0p3 – write: efs.img… Okay.
    20971520 bytes transferred in 1.387 secs (15120057 bytes/sec)
    Verifying MD5 Checksum… Okay.
    Device MD5 Hash: 3a416feca5215a96aed7ed621794ffc0
    Backup Data MD5 Hash: 3a416feca5215a96aed7ed621794ffc0
    Creating archive: GT-I9300_20131007_171502.tar.gz…
    Operation failed!

    O que pode ser? Fiz tudo o que manda o tutorial. Minha ROM é a 4.2.2 que baixei daqui, que voltei após instalar o Cyanogen 10.1.3. Logo que abri o EFS, pediu para encerrar o Kies, encerrei e continuei.

    Há um tempo atrás, eu havia feito um backup, onde foram gerados 2 arquivos (efs.img e efs.tar.gz), bastam esses dois?

    Obrigado.

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Você escolhei quais arquivos para backup? Tem que a pasta EFS, se colocar todos não deve completar por conta do tamanho do arquivos, já que ele faz uma copia no aparelho também.

      • Guilherme Perriraz Moreira

        Bom dia Cayton.

        No Block Device, marquei só EFS, como está no tutorial..

        Esses dois arquivos que tenho de outro backup, (efs.img e efs.tar.gz), posso usá-los nessa pasta criada pelo EFS Professional, no caso de uma restauração futura?

        Obrigado.

        • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

          Não sei informar pois não fiz o teste, mas acredito que não. Caso não tenha conseguido vai tentando até ter sucesso, pode ser um detalhe que possa está passando batido. Valeu.

          • Guilherme Perriraz Moreira

            Tks!

    • Edlene Kobayashi

      Tb tive o mesmo problema. Tentei várias vezes e nada. Tentarei usar um outro tipo de backup. :/

  • Marcos da Silva Alves

    A versão da minha pasta Efs é a V1 posso fazer este ´procedimento mesmo assim?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Pode sim e é recomendado, seja qual for a versão da pasta. Valeu

  • Rogerio Pazinato

    Clayton, sou fã do SZ e aplico todas as indicações. Há algum tempo atras houve indicação de fazer o backup do IMEI pelo Ktool, o qual fiz esse backup do meu SGS3. Vc acha necessário fazer tbm por este aqui que está sendo indicado ou basta pelo Ktool? Abraços e parabens pelo blog.

    PS.: Acabei de instalar a bootanimation e ficou sensacional!

    Abraços

    • http://arthgrafics.webnode.pt/ Arthgrafic

      Apenas um backup é suficiente!!!

      • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

        Recomendo fazer com o programa EFS Pro. No meu caso só houve sucesso na restauração do IMEI usando esse programa, no Ktool não obtive sucesso, por isso coloquei esse no artigo. De qualquer forma o melhor é ter os dois.

  • Maxsuel da Silva Breta

    Bom dia pessoal do SZ, estou com a versão Light Force 4.2.2 e com acesso root, a questão é que após ativar a depuração e iniciar o BusyBox como recomendado no tutorial, e conectar o aparelho no PC, não estou conseguindo abrir o EFS, da erro e parece que o PC não esta reconhecendo o aparelho. Também seguindo passo a passo após conectar o aparelho o programa não pede autorização ( Permitir Depuração USB ) . O que pode estar acontecendo ?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Feche tudo e retire o cabo entre o PC e o aparelho. Quando conectar verifique rapidamente a solicitação que “permite a depuração USB pelo o seu PC”. Se demorar muito ela apaga e fica dando erro.

  • João Frederico

    Clayton bom dia! Sempre acompanho o SZ e fui fazer o procedimento e me veio a seguinte mensagem: ” Your device is not perm rooted. Only the Qualcomm tab ins available for supported devices” o que pode ser? Fiz exatamente como manda o tutorial! Aguardo o retorno e mais uma vez parabens pelo site!!!

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      “Seu aparelho não está enraizado”. Você tem acesso root com o Busy Box habilitado? Veja isso.

      • João Frederico

        Sim tenho foi a primeira coisa que verifiquei. Estou usando a rom crdroid do cristiano matos…base da cm 10.2 android 4.3. será que tem alguma coisa haver?

        • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

          Pode ser que tenha ou não, aqui só fiz o backup usando a ROM Stock. Faça o teste depois que você passa para ROM padrão (de preferencia uma mais antiga com formato da pasta v1 ) e veja se tem sucesso. Mas não vai esquecer.

          • João Frederico

            Clayton, acabei fazendo pelo ktool e deu certo. Obrigado pela força e sucesso!!!

  • Andressa Perry

    Troquei o Root do meu S3,mas nao fiz backup por que nao sabia que teria que fazer,perdi meu IMEI,o que faço? o.O

    • http://arthgrafics.webnode.pt/ Arthgrafic

      Trocou o root? (o que é isso?)
      Perdeu o IMEI… (assim fica muito vago)
      Seja mais explicita no problema que você está tendo para ficar mais fácil para alguém te ajudar!

      • Andressa Perry

        Tipo,troquei a Room(escrevi errado a cima) coloquei a 4.2.2,só que agora meu celular nao reconhece a rede,aparece somente chamada de emergencia,mas reconhece o chip normalmente,voltei pra Room de fabrica 4.0.4,mas continua sem serviço,o que fazer?

  • agenor2014

    boa tarde,sei q vcs sao fera nestas coisas e venho sempre aq tirar minhas duvidas,pois tive com meu S3 na garantia para troca da placa pelo meu proprio erro EX: EFS , quando eles trocam a placa geralmente eles regravam o numero de serie e numero de imei e eles instalam a rom de novo, tem algum problema de passar a mesma rom pelo odin,para eliminar o root fiz o backup mais estou na duvida disso obrigado,pois nao sei o procedimento da assistencia em relacao a isto …

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Faça o Backup primeiro, só para ter mais segurança e assim você pode mudar de rom e tirar o acesso Root do seu aparelho.

      • agenor2014

        clayton eu estou com essa I9300UBEMH5 mesmo reinstalando a mesma pelo odin tenho q fazer backup ou nao precisa,mais corre risco do odin atrapalhar alguma coisa no imei ou numero de serie obrigado

  • Paulinho Ribeiro

    Não estou conseguindo executar o EFS Professional, dá erro… podem me ajudar? Erro: “Executável ADB está faltando! Não é possível continuar”

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      verifique rapidamente a solicitação que “permite a depuração USB pelo o seu PC”. Valeu

      • Paulinho Ribeiro

        O problema estava no EFS Professional q

        • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

          Tenho certeza que não. O importante é que deu certo. Valeu.

  • Guilherme Perriraz Moreira

    Clayton.

    Será que não estou conseguindo porque a minha pasta EFS é V2? Estou usando a ROM 4.2.2.

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Não é isso, esse processo salva qualquer tipo de IMEI. Verificar outro PC, os cabos. É complicado falar exatamente algum motivo para ter erro. Como meu PC tá todo pronto, sempre que passo ele faz sem problemas.

      • Guilherme Perriraz Moreira

        Bom dia Clayton.

        Pra encerrar esse assunto, posso ficar tranquilo com os arquivos que fiz com o kTool (efs.img e efs.tar.gz)? Fiz antes de instalar qualquer ROM ou atualização normal.

        Obrigado e abçs

  • agenor2014

    bom dia quando se faz backup da pasta EFS o backup salva o numero de serie e o numero de imei obrigado

  • matheus dias

    Eu estou com a pasta EFS v2 no Galaxy sIII e quero mudar minha ROM… Se eu fizer esse backup e mudar de ROM, caso de problema, é só fazer a restauração?

    • http://arthgrafics.webnode.pt/ Arthgrafic

      Sim!

  • Guest

    Fiz aqui e deu tudo certo, mas a pergunta é: Onde o backup fica salvo??? tanto no S3 quanto no PC, mais em que local?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Fica na pasta do programa EFS no seu PC

  • Gabriel o.

    ae clayton me ajuda ae velho , meu galaxy s3 , não quer reconhecer o chip ja fiz tudo que ta dizendo ae acho que ta faltando algo ou sei la , um amigo meu mando vira a placa do celular , nem sei se da certo nunca fiz , se puder me add no face pra trocar uma ideia rapida com você queria resover esse problema , grato desde já

  • Guest

    Se for com o gaçaxy s3 precisa fazer backup de todos ou só do EFS?

  • Gabriel

    Se for no galaxy s3 precisa fazer o backup de todos ou só do EFS?

  • Diego Sobrinho Dias

    Preciso fazer esse backup sempre que trocar de ROM? Ou uma vez feito, independente da rom ele vai funcionar?

  • Wendell Souza

    Cara.. segui esse tutorial..

    Obs.: É necessário ter root liberado (superadmin desbloqueado).

    HC-KTOOL – BACKUP:
    1. baixe hc-ktool e instale;
    2. Inicie e clique em “Backup EFS to /sdcard/efs.img”;
    3. Depois em “Backup done, verify?” clique em “yes”;
    4. Para finalizar clique em “Run check”, será criado dois arquivos (efs.img; efs.tar.gz).

    Obs.: Salve os dois arquivos em um lugar seguro no computador, ambos são o backup do seu IMEI.

    HC-KTOOL – RESTAURAÇÃO:
    1. Copie para a raiz do aparelho os dois arquivos (efs.img; efs.tar.gz);
    2. Inicie hc-ktool e clique “Restore EFS from Backup”;
    3. Clique primeiro em “Restore IMG” e espere acabar;
    4. Para finalizar clique em “Restore TAR” e espere o aparelho reiniciar e o IMEI estará restaurado.

    Da na mesma?

    • Rojedo

      Wendell, fiz o backup por esse aplicativo mas na hora de restaurar diz que não há “EFS Backup does not exist” mas os dois arquivos estão no SD card. Preciso movê-los pra outro lugar? Alguém ajuda?

    • Paulao Lobão

      show deu certo .. pois pelo efs nem com reza brava….

  • mailson farias

    fiz tudo, mais nao de certo, o meu S3, continua dando ” nao registrado na rede “, e agora?

  • ramon

    Não Consigo restaura meu IMEI não apareçe a Opção do backup alguem pode me ajudar ?

  • Ayron Raphael

    cara eu fiz tudo certo, mais na hora de restaurar ele não restaura, diz que restaura mais na hora que reinicio o celular fica da mesma forma, a pasta EFS ta vazia :D

  • Daniel Franco Cardoso

    Eu salvei na mão mesmo e salvei a pasta rais “efs” pelo Root Explorer, resolveu! Aprendi depois que perdi o IMEI e nao tive backup na época, e ai tive que pagar para resolverem o problema após ter tentado quase todos os tutoriais que encontrei.. E mandar arrumar foi a ultima solução… meu Cel veio com outro IMEI dizem que foi restaurado via BOX eu nao manjo o que seja…
    Enfim, queria uma luz, meu cel ta funcionando, porém veio da loja q eu arrumei com o Android 4.0.4, já tentei atualizar tanto via fone como via kies, ambos nao fazem. Tentei por direto uma ROM e ai eu “gelei” porque quando o sistema subiu, eu tinha sinal, o IMEI estava intacto mas aparecia a mensagem do capeta “não registrado na rede”. Como aprendi e fiz backup, eu voltei pra rom 4.0.4 e ai mesmo assim nao voltou direto, chegou a ficar com o IMEI genérico, e com o restore da pasta efs eu consegui voltar o IMEi mas ainda sem conseguir fazer e receber chamadas. Consegui solucionar isso passando o BusyBox e em seguida o Ariza Patch, o meu s3 reiniciou e voltou com sinal e 3g Ok.
    Porem, eu to com um S3 com o android 4.0.4 que é horrivel, e queria por uma rom mais nova ou até mesmo o cyanogenMod 10.1.3 que é Stable. Eu sei fazer o processo, instalando a rom original via odin e a cyanogen pelo sd. Só que não está indo e estou com medo de perder sinal dnovo e ter q pagar novamente para arrumar.
    Quem pode ajudar?

  • johnnycds

    se eu nao fiz backup no meu s3 como q eu faço pra recupera o imei
    ??

  • Vinicios De Jesus Franco

    Clayton, tenho visitado o SZ com frequencia e ultilizado todas as Roms postadas e até agora nenhum problema, porém uma dificuldade: Estou usando a versão estavel da CianoGemMod, e nao consegui fazer o back do IMEI o “EFS Professional” diz que meu aparelho nao esta roteado, sendo que esta, uso o aplicativo CPU-Z para verificar e nele diz que tenho acesso ROot… Tem alguma ideia do que posso fazer ?

    • Vinicios De Jesus Franco

      Depois de dar uma estudada mais a fundo no aparelho e no Programa EFS descobri que me faltaram as seguintes etapas:
      Ao ativar a depuração USB no meu celular, logo abaixo existe uma opção “ADB Servers” (ou algo do genero) que é uma segunda opção para liberar a depuração no aparelho… Logo depois encontrei um problema com o EFS que me mostrava uma mensagem de que o Server havia falhado ao tentar abri-lo, na pasta do EFS, existe uma outra pasta chamada ADB, abri ela, e coloquei permissões de administração para o aplicativo, depois disso, o EFS rodou sem problema algum, e eu consegui fazer o back do meu IMEI…
      Uso o Windows 8 e no cel o CyanoGemMod 10,1,3 Estavel… e foi isso que precisei para fazer o back up… espero ter ajudado alguem com o mesmo problema ! Mesmo assim muito Obrigado Clayton e SZ…

      • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

        Obrigado e Parabéns por seu empenho em procurar a resposta para a sua dificuldade. Valeu

  • Felipe P Marrocos

    eu usava a versão 4.1.2 na ultima atualização depois fiz root e fiz o processo de salvar o imei postado acima. depois de salvo eu instalei a v 4.2.2 do android. só que meu imei 0049 quando eu faço o processo de restaura ele faz tudo certinho mais não muda o imei me ajudem por favor!

    • Felipe P Marrocos

      consegui recuperar meu imei o problema é que quando eu passo pra 4.2.2 eu perco ele oq fazer para usar 4.2.2 sem perdelo?

  • Daniel Guedes

    Há alguma versão deste EFS para Linux?

  • Vilmar Burini

    fui fazer a restauracao do Imei e cliquei sem querer em algo errado..agora fica uma tela com numeros na tela principal do S#..mostra modem,camera sei al..uns trecos estranhos..alguem pode me ajudar?
    obrigado

  • Vilmar Burini

    tela do S3

  • Osvaldo Simões Neto

    Amigo, sabe dizer se este procedimento serve pra Galaxy S2?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Você pode fazer sem problemas e guardar o o IMEI.

  • Osvaldo Simões Neto

    Sabe como faço isso no galaxy s2?

  • carlos

    fiz o backup do IMEI do s3 e instalei a rom 4.3, mas quando liguei o celular e o IMEI está correto , mas não consigo ligar , pois aparece a mensagem , não registrado na rede, o que faço.

  • Jean Carlos Lobato

    se eu voltar pra 4.1.2 vou ter problemas com EMEI ?? qro voltar, esse 4.3 ta uma merda :@@@

  • Jean Carlos Lobato

    nao consigo abrir o EFS!

    aparece uma menssagem dizendo q tem alguma coisa sendo usada!
    oq eu faço?

  • Rahmon Sampaio

    Aonde fica a pasta com o backup no pc e no celular, já procurei e não achei a pasta, eu quero salva-la no meu hd externo.

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Fica na pasta do programa do programa EFS

  • Cleber Tadeu

    Fiz o Backup do EMEI do meu GS3, atualizei para versão 4.3… Em seguida ele parou de registrar na rede. Tá sei que é o EMEI. Tentei um restore mas não funcionou.. E agora?

  • Rojedo

    Galera,
    fiz o processo de backup pelo HC KTOOL aqui do site. Os dois arquivos foram gerados, salvei no SD mas na hora de restaurar, o aplicativo diz que: “a pasta EFS does no exist.”. Criei uma pasta no SD com o nome de EFS, coloquei os 2 arquivos lá, mas mesmo assim continua dando erro na hora de restaurar. Alguém saberia dizer onde errei?
    Abs!

  • Rafael Negolio

    Tenho um Galaxy SIIi e instalei o Android 4.2.2 postado aqui, e perdi meu IMEI, mas antes eu fiz o Backup, mas quando clico na aba Restore e no “select a backup archive to restore”, eu clico em Refresh e nada aparece, na pasta do EFS Professional tenho duas pastas: “ADB” e EFSProBACKUP” com um arquivo .tar dentro, mas não consigo restaurar, porque isso está acontecendo? Perdi de vez meu IMEI?

  • Willian Lima

    Cara me ajuda por favor, eu fiz o tutorial certinho do jeito que você ensinou, só que deu o famoso problema de imei, ou seja, celular sem sinal.. eu fiz o backup do IMEI antes pelo o programa EFS Professional inclusive eu vi e ele esta na pasta EFSProBackup do programa, mais quando eu vou dar RESTORE na parte “select backup archive restore“ ele não aparece mesmo dando “Refresh” várias vezes. ;( #HELPP!

    • http://arthgrafics.webnode.pt/ Arthgrafic
      • Willian Lima

        Mais o arquivo…. Modem UBEMH5 é para versão 4.1.2 do android, o meu aqui tá na versão 4.2.2 tem algum problema?? Obrigado!

        • http://arthgrafics.webnode.pt/ Arthgrafic

          O MODEM também serve para 4.2.2.

      • Willian Lima

        Amigo tentei também mais sem sucesso, quando coloco pra instalar o arquivo que baixei e coloquei no cartão de memória ele aparece a mensagem “No files found. :/

        • http://arthgrafics.webnode.pt/ Arthgrafic

          Já fez root?

  • Thalisson Campos

    No meu BUSYBOX já aparece 1.21.1 . Obs: estou usando a rom 10.2 cyanogenmod

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Não tentei realizar esse processo em uma ROM custom, pode ser que tenha alguma ligação. Recomendo tentar fazer o processo em uma rom oficial.

  • Douglas Cunha

    Boa noite, segui o tutorial para backup do imei do s3, fiz a instalação da rom 4.2.2, tudo certo o aparelho rodou redondo, porém perdeu o imei, quando fui fazer o restore o programa não encontra o backup que fiz, mesmo vendo o arquivo efs.img na respectiva pasta do efs professional, conclusão, perdi o imei o serial number e fui parar assistencia tecnica, lá, queimaram minha placa, discussão e tals, colocaram outra placa, aparelho restaurado, tudo funcionando perfeito, agora estou com medo de fazer a atualização para o 4.3 e ter os mesmos problemas, friso mais uma vez que segui o tutorial a risca, pode me dar uma luz? queria muito passar ele pro 4.3 ou o 4.2.2 e usar o s voice em portugues…

  • Sandro Nastas Carvalho

    ola gostaria de saber se eu tiver so o numero do imei apertando *#06# e copialo num papel para alguma eventualidade posso recupera-lo caso tenha algum problema um dia com esses numeros?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Não adianta de nada, salvar o IMEI não é simples assim, é necessário fazer o procedimento acima.

  • Junior

    clayton pelo amor de Deus me ajuda pf eu paguei 150 para restaura o imei fiz backup pelo efs pro e pelo hc ktool mas nao consigo restaura. me da uma luz e me tira uma duvida pelo efs pro para restaura tem q estar cm a msm rom q fez o backup?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Não sei dizer se precisa, aqui estou acho que estava. Desculpe, vou ficar devendo uma resposta melhor

  • Victor Donato

    Pessoal, minha rom é a 4.1.2 XXEMG4 BTU. A pergunta é, a pasta EFS é V1 ou V2? Outra pergunta: Ao instalar a cyanogenmod, dps é só restaurar esse backup e pronto?

    • http://arthgrafics.webnode.pt/ Arthgrafic

      V2.

  • Hiago Oliveira

    Tentei o processo pelo 4.3 e não consegui, tem algum procedimento diferente?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Não, esse é o que achei melhor e que no meu caso deu certo

  • Gabriel Spindulas Ferreira

    Eu fiz o back-up do imei só que não consigo restaurar! faço todo o processo de restauração ele funfa, só que depois vou no celular e ele não registra na rede ! tenho um galaxy s3! como faço pra reinstalar uma rom usando kies ?

    • http://www.smartzone.com.br/ Clayton Magrin

      Olha, não sei o que falar, já que você fala que fez tudo o que deve ser feito. Tentar instalar o modem e ver se normaliza, o link é o do inicio do artigo

  • http://lastfm.com.br/user/Renan-Carneiro Renan Carneiro

    Clayton, o meu EFS Professional não aparece a aba Backup: http://s23.postimg.org/cw9cittnv/IMEI.jpg , sem sucesso no Galaxy S3 (GT-i9300 – Qualcomm) o que eu faço? :S

  • Elias Alves

    estou com o bakup aqui mais nao consigo restaurar fica uma mensagem amarela na tela do s3 na hora que eu tento.. li em alguns forum que da isso quando o efs ta corrompido ai me fo$#$#$

  • Henrique Mota

    no meu dar erro pq estou usando a rom 4.3 so e compativel com a v 4.1.2.

  • Gustavo Henrique Godoy

    fiz passo a passo fiz o backup ae na hora de restaurar da a mensagem de sucesso , ae reinicio o meu cel fala que não esta registrado na rede :S me ajude

    • Rodrigo Silveira

      @Arthgrafic:disqus o problema dela é o mesmo do meu. Meu S3 tava na rom 4.1.2, e atualizei para 4.2.2. Fiz o backup do IMEI pelo EFSProBackup, sem erros, e também tirei outra copia por precaução com o ktool, maravilha, 2 cópia do IMEI.
      Mas, pra meu susto na hora que vou restaurar, apesar de não ter erros, nenhum backup consegue fazer funcionar. E agora?

      • Gustavo Henrique Godoy

        eu estou sem imei ate hoje :S e olha que a rom que eu coloquei era oficial :S

  • http://lastfm.com.br/user/Renan-Carneiro Renan Carneiro

    Vou procurar outra forma de fazer backup do IMEI porquê essa aqui não obtive sucesso :S

    • Gustavo Henrique Godoy

      somos 2 :( se acha alguma me avise !

      • http://lastfm.com.br/user/Renan-Carneiro Renan Carneiro

        Consegui!, graças a um amigo que salvou meu S3 ufaa!. Instala a partir da Play Store o app HC-kTool (precisa de root) depois abra (conceda todas as permissões) e clique em Backup EFS to /sdcard/efs.img (ele vai checar o diretório), clique em Yes e finalize clicando em run check (vão ser criados no sdcard (m.interna) os aquivos: efs.img e efs.tar.gz) salve em pasta no teu pc.

        Restaurando: Abre o HC-kTool clique em Restore EFS from Backup, restaure 1º a imagem clicando em RESTORE IMG espere acabar e conclua a restauração clicando em RESTORE TAR. Tudo restaurado, o seu aparelho irá reiniciar com o seu IMEI normalizado!

        Pronto S3 salvo rsrs

        • Gustavo Henrique Godoy

          tem facebook ?

        • Niceia Caldas

          obrigado.

          • http://facebook.com/RenanCarneiro.CBJR Renan Carneiro

            Disponha! :)

  • Rafael Berthi

    Boa noite, vi que muitos tiveram problemas com o backup e restauração do IMEI.
    Por um acaso alguém teve sucesso nesse procedimento?

    Pretendo atualizar meu S3 para a ROM 4.3 oficial do Brasil. Percebi que a maioria aqui fez a tentativa com ROM iniciais. Alguém já conseguiu atualizar e teve sucesso?
    Agradeço a atenção.

    • Vitor Souza

      Sim eu fiz atualização pra versão 4.3, ela é estável, lembra bastante a interface do S4, mas parece que perdeu um pouco da qualidade da camera em fotos com pouca luminosidade, por isso vou testar a versão cyanogenMod 11.

  • Diego

    No começo da matéria é afirmado que a atualização para o sistema 4.3 não acarreta a perda da garantia. Porém, para realizar o BK do IMEI é necessário que o celular tenha ROOT. Após a atualização do SO o ROOT é desfeito ou continua no aparelho?

  • Adilson Fernandes

    BOa Tarde, eu não fiz backup do meu imei e agora meu s3 perdeu ele voces podem me ajudar? obrigado

    • Alex Rocha

      Amigo, volte para a versão 4.1.2 o nome da ROM oficial é I9300UBEMH5_I9300UBEMH1_I9300ZTOEMH1_HOME.
      Logo que você instala ele já volta com o IMEI padrão que estã na etiqueta do aparelho.
      Caso você tenha feito o procedimento de exclusão de pasta “efs” e ficar aparecendo uma caixa preta com letras amarela, use o Adb Shell e execute essas linhas de comando:

      su
      adb shell su -c “rm /efs/FactoryApp/keystr”

      adb shell su -c “rm /efs/FactoryApp/factorymode”

      adb shell su -c “echo -n ON >> /efs/FactoryApp/keystr”

      adb shell su -c “echo -n ON >> /efs/FactoryApp/factorymode”

      adb shell su -c “chown 1000.1000 /efs/FactoryApp/keystr”

      adb shell su -c “chown 1000.1000 /efs/FactoryApp/factorymode”

      adb shell su -c “chmod 0744 /efs/FactoryApp/keystr”

      adb shell su -c “chmod 0744 /efs/FactoryApp/factorymode”
      adb shell su -c “reboot”

      No meu voltou a funcionar normalmente.
      Boa sorte!

      • Adilson Fernandes

        Obrigado Alex, depois de tentar todas alternativas que encontrei na internet acabei deixando na assistência la se foram R$ 100,00 .. KOASOKaK

  • Alex Fernandes Bianchi

    Boa noite

    Já tenho o backup realizado anteriormente com 4.1.2
    Tenho que fazer um novo backup com cada ROM? Ou este já me serve quando for necessário?

    Outra dúvida, tentei realizar o procedimento acima com o android 4.3 oficial Samsung Brasil, mas não deu certo. Ficou na tela do Arquivo ADB e não foi mais.
    Como faço o backup na 4.3 ?

    Voltei para 4.1.2 Oficial Brasil e consegui fazer o backup normalmente.

    Obrigado

  • Bruno Monteiro Farias

    e para fazer o backup do s3 nacional ta dando erro

  • Thiago Sales

    Fiz como esta no passo a passo mais ao inicializar o EFS PRO ele fica na tela com a mensagem Initializing ADB server e não sai disso, EFS pro 2.0.70 e agora

  • Wendell Vinicius

    O app Busybox da erro na hora que eu abro ele no cel! ele aparece uma mensagem em ingles pra eu desativar o super usuario…algo assim!

  • Luiz Mofati

    Tive a maior sorte do mundo, pois um dia, resolvi fazer o backup do IMEI usando o app HC-KTOOL. tempos depois, fui trocar o 4.1.2 para o 4.2.2 e ele não se conectava mais na rede, aparecia a tela cinza com letras amarelas. Voltei para a versão 4.1.2, roteei, usei o KTOOL, restaurei o imei e ele está novo em folha. Recomento esse programa para quem está tendo problemas com outro app. Tem tutoriais pra caramba na net de como usá-lo, é fácil.

    • http://facebook.com/RenanCarneiro.CBJR Renan Carneiro

      Sim sim é muito fácil usá-lo, eu recomendo o HC-kTool para todos os meus amigos e pessoas com problemas no IMEI

  • Renato Silva

    Olá baixei o Busybox pelo play store e instalei mas so tem a versao1.22.1 e nao a 1.20.1 como citado no tutorial mas mesmo assim o EFS reconhece tudo normal mas diz que o Busybox e falso no EFS e nao apareçe pasta nenhuma qd clico no SIII US pra backup . .. como prosseguir ?

  • Marcelo Calassara

    nao fiz o backup, e perdi meu imei, mas recuperei fazendo atualização de firmware pelo kies com o chip no telefone



Conheça a Politica de Comentários Smartzone