As mudanças são muitas e estão em todo o sistema. O novo browser de internet tem leitura offline, você guarda a página e quando quiser e só voltar e ver, mesmo que não tenha internet; agora você pode abrir até 16 abas, o que eu acho muito válido. Segundo o Google o navegador ficou 550% mais rápido em testes realizados por eles.
Agora existe uma sincronização com o Chrome para desktop, widgets redimensionáveis, e é possível tirar screenshot nativa, teclado virtual ficou um pouco mais limpo, controle de uso do pacote de dados entre tantas outras. O Ice Cream Sandwich tem uma nova tela de desbloqueio. Digitar senha para destravar o smartphone? Não, melhor é usar reconhecimento facial.
O sistema ativa a câmera e tenta confirmar se é dono do smartphone realmente. Mas se se algum problema acontecer, você pode usar o teclado normalmente. Ainda bem que tem essa forma de destravar, porque na hora da apresentação do Google o negocio não funcionou.
Os contatos vão ficar mais completos. O aplicativo People App apresenta uma guia com detalhes dos seus contatos, não só com o telefone mais também com suas contas no Twitter, LinkedIn, e-mail, Facebook, etc. Em separado você pode ver os álbuns de fotos, updates das redes sociais, e outras atividades de seus amigos pela internet.
Quando que vou pode ver m meu aparelho? Uma das perguntas que muitos devem está fazendo. O ICS deve chegar aos aparelhos atuais logo depois do Galaxy Nexus chegar ao mercado.
Ele será lançado mundialmente em novembro, assim como o Galaxy Nexus. O código-fonte do Android 4.0 deve ser lançado quando começar a atualização ICS para os aparelhos já existentes, código-fonte é importante porque é com ele que se fazem ROMs customizadas.
Veja esse vídeo mostrando alguns detalhes do novo sistema: