O Google apresentou junto com o novo Android L, o projeto Android One. Uma nova forma da qual a empresa desenvolverá junto com fabricantes de smartphones e será vendido em mercados emergentes como a Índia, país onde a iniciativa será lançada entre setembro e dezembro deste ano.
Com o projeto Android One, o Google procura ajudar todas as fabricantes disponibilizando smartphones de referencia para fabricação e construção de hardware no momento da elaboração de seus smartphones. Tendo toda essa base, as empresas poderão produzir smartphones com recursos e preços interessantes para consumidores de mercados emergentes.
Um smartphone conceito e que segue as exigências foi demonstrado pela empresa, é um modelo da fabricante indiana Micromax, que tem uma tela de 4.5 polegadas, e que trabalha com dois cartões SIM e tem rádio FM. O Google está trabalhando com as fabricantes Karbonn e Spice para trazer um número maior de smartphones na base do Android One ao mercado.
Um ponto muito interessante do novo projeto One, é a exigência do Google para que as fabricantes empreguem uma versão sem modificações do seu sistema no aparelho. Dessa forma todas as atualizações de sistema serão processadas de forma automática, uma vantagem em relação à grande maioria dos smartphones baratos disponíveis hoje.
O Google já liberou para todos os cadastrados no seu programa de desenvolvedores, a nova versão preview da próxima atualização do Android, chamada nesse momento pela empresa de Android “L”, que deve ganhar o nome de Lollipop quando for lançada até o final desse ano.