Essa nova atualização tem melhorias e não é a toa tem com maior changelist, isso indica o nível de correções de uma ROM, e normalmente quanto maior for esse número, maior é o número de correções. A atualização melhoras como é de se esperar o desempenho geral do aparelho. Mas ela tem uma diferença importante.
Novo Formato da pasta EFS
Essa ROM tem uma diferença importante em relação às roms disponibilizadas anteriormente para o Galaxy S3. Essa firmware I9300UBEMH5 tem um novo Modem que muda o formato da pasta EFS, que é local que fica as informações do IMEI do telefone.
Quando o usuário atualiza para essa nova versão o aparelho vai funcionar sem problemas, essa mudança não afeta em nada o aparelho. A questão é quando o usuário deseja troca de ROM, um caso mais normal para quem vive trocando de versões a todo tempo.
Quando o usuário troca da ROM EMH5 para uma outra ROM que não tenha o mesmo Modem, e assim vai mudar o formato da pasta EFS e fica com o primeiro formato, dessa forma o aparelho vai fica sem registrar da rede da operadora.
Normalizando a pasta EFS
Para normalizar e ter o registro na rede da sua operadora é necessário ter o no aparelho o formato da pasta EFS v2 e isso é possível instalando o Modem da ROM EMH5. Dessa forma ele tira a pasta EFS v1 e deixa o seu aparelho com o novo formato.
Essa não é a primeira ROM a mudar o formato da pasta, já aconteceu com uma atualização do Reino Unido que tinha o Modem EMG4.
Aparelhos sem IMEI
Muita gente troca de rom a todo momento, porém temos que se atentar a todos os detalhes. Quem instalou as ultimas atualizações para o Galaxy S3, mudou para o formato da pasta EFS para v2. Dessa forma quando mudarem de ROM vai ficar sem o IMEI.
Para os usuários que só atualiza o aparelho e ficam nas versões mais atuais, não terão problemas, afinal não vão mudar de ROM. Mas para os que assim fizerem, vão ter que mudar de Modem toda vez que mudar de ROM.
Normalizando o IMEI
Caso você se tenha o aparelho sem registrar na rede e tenha feito essa troca de ROM, é possível normalizar instalando o Modem correspondente. Para normalizar essa questão, preparei um tutorial para normalizar essa questão do IMEI no Galaxy S3.
Vale deixar claro, que esse problema da falta de IMEI só está relacionado a troca da pasta EFS, se o seu aparelho tiver com um bloqueio de IMEI por operadora, o procedimento não vai adiantar em nada.
Segue abaixo os artigos para instalar a nova ROM e um artigo que mostra como normalizar a pasta EFS quando for trocar de ROMs. Cada artigo tratando o seu assunto para melhor entendimento dos processos e assim não ter duvidas de como proceder.