Os quesitos avaliados foram à exposição e contraste, cor, auto-foco, textura, ruído e estabilização da imagem em diversas condições de luz. Cada um dos itens recebe uma nota com a análise da imagem, então é calculada a média da câmera para fotos e para vídeos, gerando a notal final dos testes.
Em primeiro lugar temos o Nokia 808 PureView, que recebeu 77 pontos; o Galaxy S4 ficou em segundo lugar, recebeu 75 pontos; e empatados do terceiro ao sexto lugar estão o iPhone 5, o Galaxy Note 2, o Galaxy S3 e o iPhone 4S, que receberam 72 pontos. O BlackBerry Z10 ficou em sétimo lugar com 67 pontos, o Lumia 920 em nono lugar, com 66 pontos e o Xperia Z em décimo, com 61 pontos.
O Galaxy S4 se destacou e recebeu muitos elogios nas imagens capturadas em ambientes externos com alta luminosidade. Entre os pontos positivos estão a preservação impressionante de detalhes em condições de luz brilhante, o foco automático rápido e preciso, tanto no modo automático quanto manual.
Também se destaca a boa exposição automática, cores ricas em vários tipos de condições de iluminação e boa qualidade da imagem tirada com o flash. A principal crítica fica por conta da baixa qualidade das imagens geradas em ambientes com pouca luz.
Nos modelos empatados do terceiro ao sexto lugar: iPhone 5, Galaxy Note 2, Galaxy S3 e iPhone 4S, foi considerado que o Galaxy S3 e o Galaxy Note 2 possuem câmeras praticamente idênticas, sendo até hoje uma das líderes no foco automático em velocidade e precisão.
Ambos os aparelhos reproduzem cores ricas, especialmente em ambientes externos, e o lado negativo, assim como no S4, é seu desempenho em ambientes com pouca luz, onde estes perdem ainda mais detalhes que o seu irmão mais novo.
O iPhone 5 e seu antecessor obtiveram um empate técnico. A nova geração ganhou avanços nos recursos da câmera pela nova versão do software, e mesmo assim teve uma piora na geração de artefatos com o alargamento da lente, que deixa as imagens tiradas contra a luz com uma coloração violeta, o que acabou equilibrando a pontuação das duas câmeras.
O estranho, e que pode deixar alguns surpresos, é que dois modelos que tem como maior destaque justamente por suas câmeras não se saíram tão bem nos testes. O Nokia Lumia 920 e o Xperia Z receberam uma pontuação de vídeo maior que a de fotografias.
Nos dois aparelhos as imagens capturadas em ambiente com pouca luminosidade foram bem elogiadas, já a precisão do foco automático, nitidez, textura e equilíbrio das cores foram criticados nos dois aparelhos.
O Xperia Z ainda teve o agravo de usar pesadamente filtros pra reduzir ruídos, o que teve um impacto negativo nos detalhes e texturas, fazendo com que sua nota ficasse abaixo do Lumia no resultado final.
A DxO Labs é a responsável pelo DxOMark, que é um conjuntos de protocolos, ferramentas e software usados por empresas conceituadas como o site Digital Photography Review para avaliar câmeras.
Veja todos os testes dos aparelhos na DxO Labs na categoria Mobile no site da empresa.