Para quem não lembra, a Google comprou a Motorola em agosto de 2011 por 12,5 bilhões de dólares. A Google confirmou que o único objetivo da compra da Motorola era mesmo nas suas patentes, onde claro, não foram repassadas para a Lenovo.
A Lenovo usaria uma combinação de dinheiro e ações para a aquisição da Motorola. Aparentemente, a fabricante chinesa está interessada nesta aquisição, para ter uma maior presença no mercado americano. A aquisição terá efeito nos próximos meses, quando os EUA e a China aprovarem a compra.
Esta compra é surpreendente e ao mesmo tempo positivo para outras fabricantes de dispositivos Android, já que o Google não pode se tornar um concorrente direto após ter coprado a Motorola. Diz-se que desde que o Google comprou Motorola muitos fabricantes, como Samsung, foram se afastando muito do ecossistema Android e dos serviços do Google.
A Lenovo tem experiência em fazer uma marca se estabelecer ainda mais no mercado e crescer sobre ela. Após a compra dos negócios ThinkPad da IBM em 2005, ela passou a criar uma linha contínua de sucesso de laptops. A Lenovo provavelmente deve fazer o mesmo com a Motorola, que vem construído dispositivos fortes nos seus últimos lançamentos.