Se você pensou que os processadores quad-core era o máximo que o próximo ano poderia mostrar, então saiba que você pode está errado. A Samsung está preparando um processador de 8 núcleos, ou melhor, dois quad-core de núcleos Cortex A15 e Cortex A7, em uma configuração big.LITTLE.
O Big.Little combina núcleos de baixo consumo de energia, como Cortex A7 com núcleos de alto desempenho como o Cortex A15, para uma experiência móvel bem otimizada e com grande vida útil de bateria.
O novo processador não foi desenvolvido para que todos os núcleos operassem de forma simultânea. Cada CPU com quatro núcleos trabalhará de forma independente, e a decisão sobre qual delas será ativada vai depender do número de processos ativos em cada situação de uso.
O quad-core A7 definido com clock de 1.2 ghz vai assegurar o bom desempenho, aliado a uma forma mais eficiente de uso de energia, aliviando as operações da CPU principal (A15) dando conta das funções mais leve do nosso uso diário em um smartphone.
O quad-core A15, por outro lado, vai rodar com clock de 1.8 GHz por núcleo, e ter 2 MB de cache L2, serão usados quando for necessário ter o máximo de desempenho, tais como jogos e navegação na Internet, onde o processador vai carregar a página da web em um instante, especialmente sobre conexões de alta velocidade, como LTE (4G), onde os processadores atuais podem ser o gargalo.
Mas por que dois grupos Quad Core e não dois Dual Core?
Com a nova geração de Tablets faz mais sentido ter essa força, especialmente quando pensamos em um Tablet como o Galaxy Note 10.1, onde eles vão usar toda a força de uma verdadeira multitarefa, que precisa de alto desempenho de chips de núcleo quádruplo para o melhor desempenho.
É possível vermos apenas chip com dois conjuntos dual core para os smartphones (2 A15 e 2 A7), embora não haja nenhum rumor deste chip existente ainda, mas parece que essa seja a progressão natural.
Podemos chutar que veremos um conjunto de 2 chips dual core no próximo Galaxy S4, e em seguida, os quad-core duplos em versões de tablets em meados de 2013, como o Galaxy Tab 10.1 e Galaxy Note 3.