Nas palavras de Nvidia, este novo Tegra K1 tem mais poder gráfico do que consoles como Playstation 3 e XBOX 360, e suporta Unreal Engine 4. Isso é graças ao Kepler de 192 núcleos gráficos e também suporta OpenGL 4.4 e DirectX 11. O Nvidia Tegra K1 tem dois modelos diferentes de CPU, em 32 e 64 bits.
Com esses benefícios Tegra K1 oferece muitos ganhos em simulação de física, efeitos de partículas, sistemas de iluminação. Dessa forma o processador tem capacidade de oferecer gráficos que podem deixar os consoles atuais comendo poeira.
No quesito consumo de energia temos uma agradável noticia, ele consome apenas 5 watts dos dispositivos móveis, e como sabemos isso é um ponto muito importante para não detonar a bateria em pouco tempo de uso.
Segundo o Jen-Hsun Huang, co-fundador e CEO da Nvidia: “A Nvidia inventou a GPU e desenvolveu tecnologias gráficas mais do que qualquer outra empresa. Com o Tegra K1, estamos trazendo essa herança para os dispositivos moveis”.
Ele completa falando que o chip, “preenche a lacuna para os desenvolvedores, que agora podem construir os próximos jogos e aplicativos sabendo que serão executados em qualquer dispositivo”. E nesse ponto esperamos que se torne realidade o quando antes.
O Tegra K1 em duas versões, um quad-core de 32 bits, 4-Plus-1, Cortex A15 de 2,3 GHz, e um de 64 bits Denver dual-core de 2,5 GHz. O esperado é que a versão de 32 bits apareça no primeiro semestre desse ano, enquanto a versão de 64 bits chegue ao final do ano.