TUTORIAL – Como corrigir Bootloop ou Loop Infinito em dispositivos Android

É importante dizer que o bootloop é um problema solucionável e isso não resulta em um dispositivo irrecuperável

raphael
7 Min Read
Como corrigir Bootloop ou Loop Infinito em dispositivos Android

Bootloop e uma expressão utilizada por muitos usuários Android , principalmente usuários de dispositivos das marcas LG ,e Samsung

Os usuários que normalmente instalam Custom ROMs ou Mods de terceiros em seus dispositivos, estarão muito mais ainda familiarizados, uma vez é os usuários como aqueles que enfrentam problemas como loops de inicialização já´passaram por algo do tipo .

 

O termo é, na verdade, bastante autoexplicativo e denota uma situação quando seu dispositivo continua a tentar inicializar mas não tem sucesso. Isso também e inicializado e seguida desliga no mesmo tempo , então ele tenta ligar novamente , só para encerrar novamente e novamente e novamente.

O que faz termos um Bootloop?

Geralmente, isto acontece devido a mods incompatíveis que modificam os arquivos de sistema ou ROMs personalizadas. Mas estas não são as únicas razões para que alguém tenha o seu dispositivo preso em um bootloop. A seguir está a lista de processos não-oficiais que pode levar a um problema bootloop:

  • Desbloquear o bootloader
  • Substituindo a recuperação de ações
  • Instalar qualquer patch de Modificação, Kernel personalizado
  • Instalando apps a partir de uma plataforma de terceiros incompatíveis com o seu dispositivo
  • Instalando uma ROM personalizada errada

Para além destas razões, o bootloop também pode ser uma falha do dispositivo em si, que foi encontrado no caso de alguns LG.

Como evitar Loops de inicialização

É melhor prevenir do que remediar. Então por que esperar ficar preso em um bootloop para encontrar a ‘cura’ quando você simplesmente pode impedi-lo e evitar toda a dor de cabeça.

Precauções não garantem você nunca enfrentará um bootloop, mas eles fazem as coisas se tornem muito mais fácil. Como medida de precaução, tente evitar as causas mencionadas acima. Você pode ajudar o seu dispositivo em não fica preso em um bootloop.

Antes de instalar uma recuperação personalizada no seu dispositivo, certifique-se que ela seja compatível com o seu modelo de dispositivo específico.

Ao instalar um Stock ROM, certifique-se de que a ROM serve apenas para o seu modelo de dispositivo, mas também sua região.

Antes que você vá em frente e mexer com o seu dispositivo, sempre certifique-se de que você está seguindo o guia ao pé da letra e faça uma investigação adequada independentemente.

Sempre, sempre fazer backup de todos os seus dados importantes em um lugar seguro para o caso venha precisar.

Como corrigir Bootloop em dispositivos Android

Você deve tentar soluções simples antes de tentar algo mais drástico. Se seu dispositivo ficar preso, vamos tentar pelo básico que é tirar a bateria removível do seu dispositivo e aguardar alguns minutos antes de colocá-lo de volta.

No caso de seu dispositivo possui uma bateria não-removível, que é mais provável hoje em dia, só desligá-lo e deixá-lo por cerca de 10 minutos.

Isto irá remover qualquer carga que resta ao telefone. Tente inicializar o dispositivo agora e veja se ele ainda venha a falhar no arranque, uma medida drástica pode ser de fato a necessidade do momento.

Inicialize no modo de recuperação

Certifica-se de que seu telefone está desligado e, em seguida, pressione os seguintes botões de hardware, de acordo com o tipo de dispositivo que você tem.

Pixel/Nexus Google: Pressione e segure as teclas Power e Volume para baixo simultaneamente. Este método funciona em uma variedade de outros dispositivos Android também.

Samsung: Pressione e segure os botões Power, Volume Up e Home simultaneamente. Sobre as mais recentes aparelhos sem uma tecla home, tais como a Galaxy S8, pressione o botão de Bixby em vez da tecla home.

HTC: Primeiro, inicialize HBOOT, segurando os botões Volume Down e poder juntos e em seguida, navegue para recuperação usando o Volume para cima / para baixo botões.

LG: Pressione e segure as teclas Power e Volume para baixo simultaneamente e quando aparece o logotipo da LG, solte a tecla Power e pressione-o novamente enquanto ainda segurando a tecla de Volume para baixo .

Limpar dados do seu telefone

Uma vez no modo de recuperação, você pode usar os botões de Volume para navegar e o botão Power para seleccionar a opção realçada. Em alguns dispositivos, você pode usar apenas o botão de Volume para baixo para navegar desde o botão Aumentar Volume seleciona a opção realçada.

  • Realce e selecione a opção limpar partição de cache e selecione Sim se for solicitado
  • Depois disso, volte ao menu principal e reiniciar o dispositivo pela opção de reiniciar o sistema agora
  • Se ainda não é capaz de arrancar o dispositivo, desligue novamente e arrancar em modo de recuperação, mais uma vez
  • Desta vez, escolha Wipe Data/Factory Reset bem antes de selecionar limpar partição de cache.

Isto vai limpar tudo com seu dispositivo, na maioria dos casos também tudo na memória interna do seu dispositivo.

Agora que seu dispositivo foi restaurado para as configurações de fábrica, que deve ser capaz de arrancar normalmente novamente.

Se nenhuma das dicas acima der certo…

Se tudo isso não ajudar a restaurar o seu dispositivo para as configurações de fábrica, sua melhor aposta seria re-instalar o firmware de padrão.

O processo é amplamente diferente para cada dispositivo, por isso não seria possível explicar tudo isso aqui. Mas você provavelmente pode encontrar um guia para restaurar seu aparelho para o firmware original de fabrica.

TAGGED:
Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *